domingo, 16 de agosto de 2009

Aspectos históricos e culturais da Austrália

Aspectos Históricos

Os povos aborígenes colonizaram a Austrália no fim do Plistocénico, vindos do sudeste asiático, e rapidamente se expandiram por todo o continente dando origem a centenas de tribos. A chegada dos primeiros seres humanos à Austrália teve consequências drásticas para a biodiversidade da ilha .
Embora a colonização aborígene da Austrália date de cerca de 40.000 anos, a presença européia na região é recente. Estudos atuais sustentam a hipótese de que o continente foi visitado por navegadores portugueses e neerlandeses entre os séculos XV a XVII, o que estaria indicado na cartografia da época, nomeadamente nos chamados Mapas de Dieppe. Estes navegadores, no entanto, não tomaram iniciativas conhecidas no sentido de reclamar as terras visitadas para as respectivas Coroas.
O responsável pela descoberta oficial da Austrália é, assim, o Capitão britânico James Cook, que reclamou o vasto continente para o Reino Unido em 21 de Agosto de 1770, denominando -o Nova Gales do Sul.

Os primeiros colonos britânicos chegaram à Austrália em 1787 à zona de Port Jackson, actual Sydney. Os primeiros barcos trouxeram criminosos condenados a sete anos de degredo e seus guardas. Durante muitos anos a Austrália foi uma colónia penal do Reino Unido.
Uma vez estabelecida a colônia, os australianos iniciaram a exploração do seu país. A vastidão do país fez com que só fosse totalmente cartografado apenas no século XX. A expedição de Burke e Wills é um dos exemplos mais conhecidos.

Com a formação das colónias. Os australianos iniciaram a compartilhar um sentimento diferente da realida britânica. Com a invasão do Império Germânico e da Terceira República nas ilhas da Oceania, foram criadas conferências intercoloniais na década de 1890. Das reuniões, foi pensado na federação. Um documento foi sancionado por todas as colónias e levado ao Reino Unido, onde foi aprovado pelo Palácio de Westminster e pelo Rei, em 1900. O sistema de governo político escolhido foi a monarquia parlamentar. O Parlamento seria formado pelo Senado e pela Casa dos Representantes. Com a disputa entre Sydney e Melbourne pela sede, foi decidido construir uma capital entre as duas cidades. Canberra só foi fundada em 1927, após a I Guerra Mundial.

Aspecto Cultural


Cultura da Austrália, em grande parte, é derivada de raízes européias e mais recentemente norte- americanas, mas características australianas distintivas evoluíram do ambiente, cultura aborígene, e a influência de vizinhos da Austrália. O vigor e originalidade das artes em filmes da Austrália, ópera, música, pintura, teatro, dança, e artes, estão alcançando reconhecimento internacional. o principal traço distintivo cultural da Australia é proveniente dos aborígenes que formam um povo único no mundo, de origem pré-histórica, de pele escura. É deles a origem do bumerangue e o nome do canguru. Esse povo aprendeu ao longo dos anos conviver com o deserto, a encontrar água, no lugar chamado pelo brancos de Outback. Eles têm instrumentos, danças e músicas próprias.

Um comentário: